sábado, 3 de outubro de 2009

C.I.P. - Clean in place

CIP - Clean in place: Limpeza dos componentes, higienização das instalações da linha de produção sem que seja preciso desmontá-la. Tive oportunidade de fazer um curso dentro da empresa onde aprendi alguns conceitos de sanitização de sistemas de envase de bebida. O curso foi dado por um instrutor do SENAI vindo do Rio de Janeiro, o qual foi muito atencioso e esforçado para nos ensinar. Participaram alguns coordenadores, colaboradores da xaroparia, envase e eu representando os supervisores. Durante uma auditoria promovida pelo corporativo viu-se a necessidade de que todos os supervisores, operadores de enchedora tivessem o curso de CIP, por isso fui incunbido de multiplicar o conhecimento aos colegas. Elaborei uma apresentação em powerpoint e um questionário padrão para ser aplicado aos "stakeholders". Todos que realizassem o treinamento assinavam uma lista de presença que ia para o DHO (Departamento humano organizacional) para servir de registro em futuras auditorias.

Stakeholders: partes interessadas.

Um comentário:

  1. Oi Péricles...

    Para o refrigerante deveremos utilizar no CIP de 5 etapas produto alcalino e ácido sanitizante. O alcalino para remover sujidades orgânicas e o ácido para eliminar microorganismos.

    É possível fazer um cip em tanques de xarope utilizando apenas o ácido sanitizante e termos o mesmo resultado?

    Gostaria que vc pudesse me ajudar .........esta pergunta foi feita a mim durante treinamento e eu não soube responder.

    ...Um colega, conhece o processo de CIP em outra unidade fabril (também refrigerante) e falou que na referida unidade não se usa o alcalino....usa-se apenas o peracético( aumentando-se concentração e tempo de contato)

    No aguardo da resposta

    Cristiane Bezerra - Indaiá

    ResponderExcluir