sábado, 10 de julho de 2010

Etapa 7 - Consolidação dos resultados

Cabe nessa etapa aplicar medidas para prevenir recorrência do problema e para garantir a efetividade dos resultados ao longo do tempo. Estabelecer padrões, revisar procedimentos e elaborar registros do tipo antes e depois no quadro de atividades do time para cada melhoria implementada. Divulgar o caso de melhoria na empresa e se for do entendimento da gerência, pilar ME e comissão avaliadora do TPM os resultados obtidos não serem satisfatórios volta-se ao início do ciclo.

Etapa 6 - Verificação dos resultados


Figura - Gráfico perda de xarope composto

A partir da formação do time de controle de perdas de BC e a implantação do CEP, deu início ao acompanhamento mensal onde é constatado o comportamento da perda abaixo do eixo da abscissa e rendimento acima. Constata-se um rendimento no mês de outubro e fevereiro e uma variação de perda nos outros meses atribuídas a falta de volume de produção de 2000 ml. Gráfico gerado no Excel com dados do sistema SAP.

Etapa 5 - Implantação das ações

É elaborada a planilha CEP e apresentada em reunião para os operadores de mixer com treinamento ensinando como preenche-la. O registro do treinamento é feito junto ao pilar ET ( Educação e Treinamento) do TPM. As planilhas no formato de arquivo Excel ficam a disposição do operador de mixer no computador próximo a sala de envase. Sempre antes de iniciar a produção o mesmo fica incumbido de imprimi-la ficando em um lugar visível ao alcance de todos os interessados. Ao final de cada lote as planilhas são recolhidas e entregues ao representante do time de perda de BC onde são digitadas as informações no Excel para interpretação dos valores registrados.