sábado, 29 de agosto de 2009

Rotina

Algumas atividades atribuidas ao supervisor durante a produção eram rotineiras como passar em cada posto de trabalho para apertar a mão de cada colaborador e questionar alguma dificuldade no processo. Também verificava junto ao laboratório como tinha andado o Brix e o CO2 da bebida envasada no turno anterior e também de hora em hora no turno corrente. Durante três vezes ao turno se verificava a legibilidade da impressão da validade na garrafa, pois sem codificação se interrompia a produção para sanar tal problema. Centralização do pacote envolvido com filme termoencolhivel, alinhamento do rótulo na garrafa, bem como condições de paletização também eram verificadas. Alguns números tinham que estar no domínio como a quantidade faltante de xarope (na xaroparia) que faltavam para ser envasado. A xaroparia ficava distante e era interligada com a sala de envase através de tubulação em inox. De hora em hora era feito o lançamento no sistema e se o lote terminasse no turno era preciso conferir visualmente no estoque a quantidade (fechamento). Mas nem tudo era rotina e quando menos se espera o supervisor tem que mostrar habilidade para resolver conflitos e inconveniências. Me lembro certa vez de dois colaboradores terem ficado um pouco a mais no intervalo e para minha surpresa estavam na sala de jogos assistindo um jogo de futebol que estava sendo transmitido pela TV. Não exitei em aplicar uma advertência por escrito e avisar que na proxima seria "cartão vermelho". O procedimento registrado por escrito e com a assinatura do colaborador ia para o RH para ficar arquivado e se criar um histórico.

Linha PET

Figura: Preforma injetada para a fabricação de garrafas PET

Com o final do projeto os engenheiros trainees foram embora e era chegada a hora de voltar para a linha de produção onde eu atuaria mais especificamente na linha de envase lata e PET. A linha de PET composta de aproximadamente 10 colaboradores, era bem requisitada e tinha muitos setups com troca de tamanho e consequentemente troca de moldes na sopradora e ajustes no transporte aéreo de garrafas. Para um bom entendimento dos visitantes deste espaço para o conhecimento o PET - Poli (Tereftalato de Etileno) - é um poliéster, polímero termoplástico. O PET foi uma grande solução para fabricação de garrafas e embalagens para refrigerantes, água e sucos, além de ser barato proporciona alta resistência mecânica (impacto) e química, além de ter excelente barreira para gases e odores. A garrafa PET é obtida através de uma máquina de estiragem e sopro de garrafas com capacidade de 11000 un/hora (dependendo do modelo da maquina e tamanho da embalagem) que útiliza como matéria prima a preforma injetada com a resina PET que ao passar em um forno é aquecida estando pronta para entrar em um molde onde é alongada com uma barra de estiramento e insuflada com 40 bar de pressão para ganhar o formato do molde.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

5 S's

Figura: Lixeiras para a coleta seletiva de lixo

O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950
com o objetivo inicial de combater as perdas e os desperdícios nas indústrias. Tendo como precursores o Dr. Kaoru Ishikawa e colaboradores do Centro de Educação para a Qualidade.É uma metodologia usada na industria para liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. É a base para se adotar qualquer programa de qualidade. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas:

1 Seiri: Senso de utilização.
2 Seiton: Senso de ordenação. Enfoca a necessidade de um espaço organizado.
3 Seisõ: Senso de limpeza.
4 Seiketsu: Senso de asseio higiene e saúde.
5 Shitsuke: Senso de autodisciplina. Refere-se à manutenção e revisão dos padrões.

Meses antes da chegada do Projeto Manufatura tratou-se de montar uma comissão encarregada de implantar essa metodologia treinando os colaboradores, mapeando áreas com "donos de salas" onde constava as fotos e os nomes dos responsáveis em uma planilha presa na parede dos locais designados. Pelas salas de insumos os responsáveis passavam todo dia e senão estivesse OK a organização e limpeza era cobrado na passagem de turno. Também foram instaladas lixeiras para a coleta seletiva de lixo com as cores diferenciadas e baners com frases informativas sobre 5 S's.