terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Pilar Manutenção Autônoma

Figura - Etapas da célula autônoma.
Tive oportunidade de ter mais contato com os dois primeiros pilares, o manutenção autônoma e melhoria específica, pelo fato de estar mais próximo da minha área de atuação que era a supervisão de produção. Foi escolhida pela gerência uma das quatro linhas de produção para ser a piloto na metodologia TPM. Nessa linha foram criadas três celulas de trabalho onde uma seria responsável por enchedora e mixer, a outra rotuladora e embaladora e por fim a terceira célula com sopradora de garrafas e paletizador. As células autonomas formadas por operadores, mecânicos e supervisores de produção tinham que se reunir uma vez por semana para verificar o andamento dos trabalhos e um representante de cada célula também se reunia periodicamente com a gerência para prestar conta de etiquetas pendentes e andamento do cronôgrama. Pelo menos uma vez pro mes a consultoria vinha para auditar as células autônomas para dar a pontuação referente a aplicação dos conceitos do TPM e o andamento dentro do cronograma. As células autônomas teriam pela frente 7 etapas para cumprir:

1. Limpeza Inicial
2. Eliminação de fontes de sujeira e local de difícil acesso.
3. Padrão provisório
4. Inspeção geral dos equipamentos
5. Inspeção geral do processo
6. Sitematizar manutenção autônoma
7. Auto-Gestão



Etapas do TPM

Figura - TPM em 12 etapas
Como qualquer outro projeto de implementação de uma metodologia, havia um cronograma traçado com etapas bem distinguidas para se seguir. Várias reuniões eram agendadas para que se verificase o andamento e as dificuldades do programa. O quadro acima mostra bem para que rumo tinhamos que seguir.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Pilares do TPM

Houve um dia na referida empresa de fabricação e envase de bebidas reservado para um cerimonial para firmar o compromisso por parte da alta gerência com a implantação do TPM. Nesse dia foi montada uma quadra fechada dentro do estoque onde as paredes eram os próprios paletes de produto e o público formado por colaboradores sentados em cadeiras de plástico. Todos os recursos foram usados como datashow e caixas de som para que o evento causase impacto junto aos colaboradores. Foi também montado vários frezers com bebidas e uma mesa com salgadinhos para uma confraternização após evento. No palco falaram gerente geral, coordenadores e representantes dos pilares. Sim, a metodologia era sustentada em oito pilares dos quais a empresa optou por adotar os quatro iniciais.

1. Melhoria Específica
2. Manutenção Autônoma
3. Manutenção Planejada
4. Educação e Treinamento
5. Controle Inicial
6. Manutenção da Qualidade
7. TPM em áreas administrativas
8. Segurança, Higiene e Meio Ambiente

Os líderes dos pilares foram apresentados e cada um teve a oportunidade para falar sobre os trabalhos que viriam pela frente e apresentar os integrantes que iriam formar cada pilar.