sábado, 24 de outubro de 2009

Detergentes: Componentes Ácidos

Produtos Ácidos

Tem como função principal remover incrustrações de natureza inorgânica. Ácido Sulfúrico, Nítrico, Fosfórico e Clrorídrico podem ser utilizados como princípio ativo no produto de limpeza. Com exceção do ácido Cloridrico que é violentamente agressivo ao aço inox, os demais se apresentam como eficientes removedores de depósitos inorgânicos e agressivos a juntas vedantes de borracha, Neoprene e Nylon. Os produtos ácidos em sua maioria exala forte odor, vapores tóxicos e em contato com a péle causam queimaduras recomendando-se para o manuseio, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Detergentes: Compostos Alcalinos


Foto - Tanque de cervejaria danificado pelo vácuo produzido pelo contato do CO2 + NaOH

NaOH - Hidróxido de sódio (Soda)

Bom poder de dissolver orgânicos. Em temperatura superior a 85°C pode ocorrer a formação indesejável de um filme superficial aderente de proteína que é removível somente com limpeza por ação mecânica. Portanto requer uma faixa de temperatura e concentração para ação eficaz. Baixo custo e com pH acima de 9 é letal aos microrganismos. Sob condições de elevadas vazões ou regime turbulento tende a formação de espuma favorecendo a redução da ação mecânica necessária para a limpeza. O hidróxido de sódio tem pouca ação de dissolução e manutenção de ions metálicos em solução (ação sequestrante), por isso é aditivado mediante essa necessidade os gluconatos, fosfatos e EDTA para suprir tal deficiência. É constada a incompatibilidade do hidróxido de sódio com o CO2, pois ha a neutralização da alcanilidade do mesmo. Em ambientes com atmosfera de CO2 recomenda-se a retirada do mesmo para o uso da soda. Em contado com agua dura ocorre a precipitação de uma borra aderente de carbonato de cálcio geralmente afetando parede de tubulações. Risco de formação de pressão negativa (vácuo) no interior de tanques inox, reservatórios e vazos fechados com presença de CO2.

Agua dura: Dureza da água é a propriedade relacionada com a concentração de íons de determinados minerais dissolvidos nesta substância. A dureza da água é predominantemente causada pela presença de sais de Cálcio e Magnésio. Fonte Wikipédia.