sábado, 3 de outubro de 2009

C.I.P. - Clean in place

CIP - Clean in place: Limpeza dos componentes, higienização das instalações da linha de produção sem que seja preciso desmontá-la. Tive oportunidade de fazer um curso dentro da empresa onde aprendi alguns conceitos de sanitização de sistemas de envase de bebida. O curso foi dado por um instrutor do SENAI vindo do Rio de Janeiro, o qual foi muito atencioso e esforçado para nos ensinar. Participaram alguns coordenadores, colaboradores da xaroparia, envase e eu representando os supervisores. Durante uma auditoria promovida pelo corporativo viu-se a necessidade de que todos os supervisores, operadores de enchedora tivessem o curso de CIP, por isso fui incunbido de multiplicar o conhecimento aos colegas. Elaborei uma apresentação em powerpoint e um questionário padrão para ser aplicado aos "stakeholders". Todos que realizassem o treinamento assinavam uma lista de presença que ia para o DHO (Departamento humano organizacional) para servir de registro em futuras auditorias.

Stakeholders: partes interessadas.

Cai um gerente

Saindo um pouco de descrição de processos é oportuno o relato de mais uma situação que passei e que você que está entrando no ramo deverá enfrentar. Depois de alguns meses o gerente que me contratou foi demitido, o que me deixou muito triste, pois ele tinha anos de fábrica e era quem estava me acompanhando de perto dando os feed back's necessários para me tornar um dia coordenador. Várias foram as exlicações para o ocorrido (injusto), mas ao que deu a entender houve uma situação no final do ano antes de eu ser contratado, onde houve uma cobrança forte por resultados por parte dele ao time de gestão e alguns "não o engoliram". Comentaram que os próprios coordenadores chegaram a entregar o crachá ao gerente geral acima dele. Tal insubordinação, só somou contra ele no momento do desligamento. Fiquei entendendo o porque da frase na hora da minha contratação "alguns vão sentir ciúmes de você", pois não era interesse de quem estava acima de mim a minha possivel acenssão na empresa, pois tinham uma longa experiência e um perfíl profissional melhor. Muito jogo de interesses pessoais e gente capaz de golpes baixos para se manter no poder. Fiquei à deriva, entregue a sorte, monitorado por pessoas despreparadas, esperando o outro gerente ser contratado e torcendo para ele me enxergar na equipe. No ramo de gestão de produção e pessoas as coisas mudam muito rápido. Esteja preparado e lute pelo certo denunciando os desvios da ética e a moral no trabalho.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

OEE - Disponibilidade

Figura - Cálculo do OEE

Disponibilidade: Aguardando programação, falta de operador, falta de ferramental, aguardando produto da operação anterior, manutenção, setup, aguardando laudo e falta de energia elétrica. Sendo consideradas paradas programas: manutenção preventiva ou programada, almoço, treinamentos, reuniões, etc.

OEE - Overall Equipment Effetiveness

Figura - Componenetes do OEE
Inserido no indicador produtividade, o OEE nos mostrava a eficiência global dos equipamentos onde era considerado a eficiência, disponibilidade e qualidade. Nos fechamentos de produção (final dos lotes) era conferido o estoque e os contadores das maquinas, obtendo as perdas e o número de horas de produção. Tudo era digitado no sistema SAP que nos fornecia os indicadores de eficiência e OEE. O OEE abaixo do esperado nos mostrava onde era o gargalo fazendo necessário investimentos para melhoria. A rotuladora foi identificada como uma maquina gargalo e por isso foi criado na época um grupo de melhoria para padronizar regulagem do cilindro de transferência de rótulos. Com isso pode-se combater o número de paradas para regulá-lo durante o processo. Mais tarde após a implantação do TPM o OEE e eficiência seria assuntos abordados em reuniões diárias com a participação da produção e manutenção. Segundo Nakajima (1989), o OEE é uma medição que procura revelar os custos escondidos na empresa.

NAKAJIMA, S. Introdução ao TPM Total Productive Maintenance. São Paulo: IMC Internacional Sistemas Educativos Ltda., 1989.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Indicadores Industriais

E por falar em obter resultados dentro de uma indústria de bebidas, é oportuno explicar como mensurá-los. A principio a manufatura enxuta adotada e propagada pelos japoneses exercicia uma forte influência no nosso modo de fazer gestão, pois nossos indicadores seguiam o dimensionamento P,Q,C,D,S e M. Visão essa mais aprofundada no futuro com a adesão da empresa ao TPM.
P = Produtividade - OEE - Eficiência
Q = Qualidade - Reclamações de clientes - Ideal zero.
C = Custos - Produção com custos reduzidos
D = Delivery - Entrega do que foi programado
S = Segurança - Ideal zero acidentes
M = Moral - Motivação da equipe - Baixa rotatividade
Era de extrema importância o conhecimento desses indicadores por parte de todos os supervisores, bem como em que parte do sistema buscar os números para apresentá-los em reuniões periódicas.

domingo, 27 de setembro de 2009

Pregando a união

Foto - Rafting na região do Paranhana
Depois de tantas lutas e conquistas era chegada a hora de comemorar os resultados e celebrar a união do time de gestão. Por isso organizamos um encontro em um parque localizado na região do Paranhana em meio a uma área verde com um rio onde se praticava o rafting. O mentor da idéia foi o nosso gerente que através dessa confraternização promovia a união e motivação para novos desafios. Formamos duas equipes integradas por coordenadores, supervisores e analistas de PCP para descer o rio sob orientação de instrutores especilizados. Após "juntamos os espetos" e fizemos aquele churrasco regado a um bom choop da casa e ao visual da natureza. Ainda não era verão, fazia frio e no deslocamento para o rio, me lembro bem de um dos colegas entornar pelo gargalo um "rabe de galle", rabo de galo em francês. Graças a poção misteriosa deu para entrar na água sem sentir frio. O evento foi registrado com um logo do estado do Rio Grande do Sul serigrafado em uma camiseta gola Polo que foi adotada por todos os membros da equipe. Bons tempos, mas os interesses pessoais prevaleceram mais tarde quebrando essa união. Acho que isso acontece em qualquer organização.