sábado, 31 de outubro de 2009

Componentes do CIP



Para se realizar a limpeza interna dos componentes (CIP) em equipamentos de envase de bebidas é preciso que se tenha um aparato bem montado e dimensionado. Na estação de CIP se encontra os tanques em aço inox onde se prepara e aquece as soluções sanitizantes. O aquecimento se dá através de um circuito fechado passando por trocadores de calor. O controle pode ser feito de forma automatizada através de sensores e programação via tela do IHM. A preparação das soluções sanitizantes requer o bombeamento da soda, ácido ou sabão alcalino nas salas de armazenamento. Conforme a figura o CIP é direcionado através de manobras manuais ou automáticas em válvulas instaladas na tubulação. É preciso de motobombas de envio e retorno de construção resistente a corrosão (aço inox). O sistema CIP pode ser aplicado na limpeza interna de tanques de preparo e echedoras no final de produções, troca de produto ou tempo demasiadamente logo de parada durante a produção. Os tanques de preparo devem ser equipados com o Spray Ball (dispositivo de pulverização) para se ter o espalhamento das soluções sanitizantes na parede do mesmo. Isso fara que se tenha uma limpeza eficiente removendo sujidades por toda área interna. O sistema CIP pode levar de duas a três horas conforme for o caso: fim de produção, troca de produto a ser envasado, setup ou parada longa por mais de duas horas por quebra em equipamento durante produção.

domingo, 25 de outubro de 2009

Scrubbing - Limpeza externa

Foto - Scrubbing em echedora

A foto por sí só explica a técnica. Consiste em limpeza externa manual com desmontagem de componentes e auxilio de esponja, epuma clorada ou sabão alcalino diluído.

Desinfetantes

Desinfetantes: Agente químico capaz de eliminar microrganismos infectantes ou reduzí-los a niveis insignificantes. Usado em superfícies inertes.

Sanitizante: Agente químico capaz de reduzir o número de microrganismos contaminantes de superfícies à níveis seguros de acordo com exigências da legislação.

Agentes Químicos:
  • Cloro
  • Iodo
  • Quartenário de Amônio
  • Ácido Peracético

Cloro - Compostos Clorados: Hipoclorito de Sódio e Cálcio e Dioxido de Cloro.
Inibe reações enzimaticas e interage na membrana celular alterando a permeabilidade ou destruindo a mesma. É usado em etapas do CIP, limpeza externa de equipamentos e banhos de guarda. É volátil e corrosivo em meio ácido. Tem como espectro de ação as funções de bactericida, fungicida, esporicida, viruscida e algicida.

Ácido Peracético: Combinação de Peroxido de Hidrogenio e Ácido Acético. Amplamente usado na industria alimentícia e age em meio ácido com pH menor que 4. Efetivo em baixas temperaturas e tem boa enxaguabilidade. Seguro para o meio ambiente pois sua degradação gera traços de ácido acético e oxigênio. Não é espumante e penetra nas células destruindo proteinas e alterando o sistema enzimático. É aplicado em etapas de CIP, banhos de guarda e desinfecção por pulverização. É altamente volátil e causa irritábilidade dérmica, ocular e respiratória. É bactericida, esporicida e fungicida.