domingo, 25 de outubro de 2009

Desinfetantes

Desinfetantes: Agente químico capaz de eliminar microrganismos infectantes ou reduzí-los a niveis insignificantes. Usado em superfícies inertes.

Sanitizante: Agente químico capaz de reduzir o número de microrganismos contaminantes de superfícies à níveis seguros de acordo com exigências da legislação.

Agentes Químicos:
  • Cloro
  • Iodo
  • Quartenário de Amônio
  • Ácido Peracético

Cloro - Compostos Clorados: Hipoclorito de Sódio e Cálcio e Dioxido de Cloro.
Inibe reações enzimaticas e interage na membrana celular alterando a permeabilidade ou destruindo a mesma. É usado em etapas do CIP, limpeza externa de equipamentos e banhos de guarda. É volátil e corrosivo em meio ácido. Tem como espectro de ação as funções de bactericida, fungicida, esporicida, viruscida e algicida.

Ácido Peracético: Combinação de Peroxido de Hidrogenio e Ácido Acético. Amplamente usado na industria alimentícia e age em meio ácido com pH menor que 4. Efetivo em baixas temperaturas e tem boa enxaguabilidade. Seguro para o meio ambiente pois sua degradação gera traços de ácido acético e oxigênio. Não é espumante e penetra nas células destruindo proteinas e alterando o sistema enzimático. É aplicado em etapas de CIP, banhos de guarda e desinfecção por pulverização. É altamente volátil e causa irritábilidade dérmica, ocular e respiratória. É bactericida, esporicida e fungicida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário