segunda-feira, 20 de julho de 2009

Enchente PARTE 2


Alô Pessoal!

Ainda contando a enchente de 1974 trago aqui a capa de um jornal da época onde aparece a casa do Vô Jorge após as aguas terem baixado. Me lembro de termos feito uma viagem para Tubarão nessa época e parado na divisa dos estados RS - SC para fazer vacina. "A cidade antes da enchente era simples com pessoas simples. Moravam em casinhas de madeira, as famílias eram grandes com mais ou menos oito pessoas. Quando a enchente ocorreu derrubando muitas casas, numa casa embaixo de um morro, uma família tentava subir para a casa de cima, pois a sua estava alagada e quando olham foram pegos de surpresa por um deslize de pedras que matou todos os dezesseis membros da família. Isso ocorreu em Treze de Maio. Muitas empresas e olarias foram alagadas e destruídas pelos deslizamentos. Uma dessas foi uma empresa de goma que foi coberta por um deslizamento de massa." Conta um morador que viveu essa catástrofe. Conta também o meu primo Gilson:
"No dia em que foi tirado essa foto eu e a mãe fomos visitar o vô e a vó, estavamos na catedral a uma semana, e quando saimos para ir a casa dos avos ficamos apavorados, me lembro como se fosse hoje, a rua em frente a catedral estava do meio do morro para baixo, estava com muito lodo, eu deveria ter em torno de 1,20 mais ou menos, e o lodo tapava quase minhas pernas. Ao passar em cima da ponte fiquei com muito medo, pois a maior parte das muretas estavam destruidas, e as águas do rio chegava quase a encostar na ponte, a correntesa era muito forte, e havia muitos calhos presos nos pilares da ponte, a mãe segurou forte na minha mão. Uma cena que não esqueço, foi a do tio Sérgio juntando ovinhos de codorna em uma poça em frente ao deposito. Outra sena foi ver uma canoa chegando na escada do vô cheia de sabão em pó (omo) as caixas estava bem destruidas, mas o vô aproveitou tudo. Tudo parecia estar em clima de guerra, passamos quase uma semana sem dormir, pois os helicopteros da aeronautica passava a noite e o dia inteiro trazendo pessoas para a catedral. As pessoas limpando a frente da casa do vô, não sei dizer, mas acho que pode ser o Tio Elpidio, ou o tio Sérgio, subindo a escada talves a tia Vanda."

Nenhum comentário:

Postar um comentário