domingo, 30 de agosto de 2009

Injeção de pré-formas PET

Figura: Injetora de pré-formas PET

A transformação da resina PET em garrafas, frascos ou potes ocorre em etapas distintas: secagem, alimentação, plastificação, injeção, condicionamento, estiragem e sopro. As maquinas responsáveis por esse processo são injetoras e sopradoras que ocupam grande área em uma fábrica e necessitam de confinamento para não sofrer interferência de variações climáticas.
A primeira etapa, secagem, é uma das mais importantes e críticas, pois o tempo de secagem é relacionado a viscosidade intríseca. A Segunda etapa, a alimentação, é a transição entre o silo e a entrada da resina PET na. injetora. Nesta etapa, quando necessário, são dosados aditivos a resina PET (protetores aos raios ultravioleta, concentrados de cor, etc.), através de equipamentos específicos para esta finalidade. Nesta etapa, o material está sólido, seco e a uma temperatura, preferencialmente, acima de 100ºC. A terceira etapa, plastificação, é muito importante e delicada. Nesta etapa a resina PET muda de estado físico para ser injetado. Ele é aquecido e plastificado dentro do canhão da injetora com o auxilio de um parafuso sem fim, com passo de rosca e zonas de pressão bem determinados. As temperaturas de trabalho, geralmente controladas por resistências, variam conforme o equipamento e estão entre 265 e 305oC. A quarta etapa, da injeção. A resina PET plastificada é transferida para molde de pré-formas pelo processo de injeção. O molde de injeção de pré-formas se encontra a baixa temperatura, devido à circulação em seu interior de água gelada. O PET no molde de injeção endurece rapidamente devido a esta baixa temperatura. Se o resfriamento fosse lento, o PET poderia retornar parcialmente ao estado cristalizado, podendo debilitar algumas propriedades do produto final. Ao final desta etapa, a pré-forma está pronta, com o gargalo e corpo em sua forma definitiva e é acondicionada em gaiolas ou containers para ser transportada por empilhadeiras ou paleteiras até a maquina de estiramento e sopro. Durante o projeto Manufatura Enxuta foi levantado uma melhoria para otimizar o tempo de setup na troca de moldes, uma vez que nesse processo são fabricados diferentes tamanhos de pré-formas com moldes de 56 cavidades pesando até 1300 kg. Foi realizada a instalação de um trilho preso no teto da área injeção de pré-formas. Com isso foi possivel deslocar o molde (içado por uma talha elétrica) do local onde ele é guardado até dentro da Injetora reduzindo tempo de setup de 12 para 4 horas. Produção a 100% de eficiência para os tamanhos de pré-forma 250ml - 16390 peças 500ml - 17875 peças e 2000ml - 12300 peças.

Contribuição: Site - ABIPET, http://garrafas-pet.blogspot.com

Um comentário:

  1. Colocações muito boas sobre a injetora, mas acho que faltou resaltar as diferentes máquinas injetoras. Pois a que esta sendo referida acima é uma máquina canadense de alto rendimento e alto custo de manutenção consequentemente, e para o atingimento da sua efetiva produção era muitas vezes colocado peças paralelas que diminuem sua vida útil.

    ResponderExcluir