domingo, 30 de agosto de 2009

Condições de processo do PET

Algumas curiosidades sobre a processabilidade da resina PET:

* Quais são as condições de processo do PET?
Para uma melhor processabilidade do produto é necessária a secagem de 4-6 horas do material a temperaturas de 160-175°C. Normalmente as peças são injetadas a temperaturas de 260 a 295°C (dependendo do tipo de equipamento utilizado). O molde deverá ser resfriado a 7-10°C, garantindo o preenchimento total da peça, sem cristalização.

* Por que se deve secar o PET?
Porque o PET é um material higroscópico, que absorve água do meio ambiente. A umidade dos grãos de PET pode atingir níveis elevados de até 0,6% em peso. Se a resina for submetida á fusão com esses níveis de umidade, sofre uma rápida degradação (hidrolise), reduzindo o seu peso molecular, o que é refletido na perda da viscosidade intrínseca e conseqüentemente perdas de suas propriedades físicas. Portanto a secagem cuidadosa e controlada da resina é uma operação essencial antes de sua transformação.

* O que é viscosidade intrínseca?
Entre as várias definições de viscosidade de solução, a viscosidade intrínseca (VI) é a mais útil por ser diretamente proporcional ao peso molecular. Portanto, o valor da VI é uma medida indireta do peso molecular do polímero. Fisicamente, a VI descreve a habilidade do polímero em aumentar a viscosidade do solvente na ausência de qualquer interação intermolecular. È determinada usualmente pela comparação das medidas do tempo de escoamento da solução do polímero com o tempo de escoamento do solvente puro num mesmo capilar a uma temperatura constante e previamente estipulada. Quanto maior a VI maior será o tamanho das cadeias moleculares e maior será a chance de poder trabalhar mecanicamente o polímero durante a fase de injeção e sopro das embalagens.

* O que é acetaldeído?
Acetaldeído é uma substância incolor, volátil, não tóxica, com odor e gosto típicos de frutas. È um subproduto da degradação térmica do PET. Ele é formado quando a resina é submetida a altas temperaturas. A preocupação com a presença do acetaldeído nas embalagens se deve à alteração de gosto que este pode causar no produto embalado.

Referência: http://www.gruppomg.com.br/prod_resinas/prod_resinas_faq.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário